“A revolução do ciberespaço ainda só deu os primeiros passos”
Tim Berners-Lee
Nasceu há 20 anos uma das maiores revoluções tecnológicas jamais conhecidas. Hoje em dia podemos dizer que o mundo está à distancia de um clique, ou seja, podemos estar onde quisermos , saber o que quisermos e sentirmo-nos parte de uma rede, do mundo onde vivemos, de uma mudança em rede.
Falo da World Wide Web criada por Tim Berners-Lee, físico britânico. Foi em 1980, quando Tim escreveu uma proposta que tinha como principal objectivo, o desenvolvimento de uma ferramenta informática que permitisse à comunidade internacional de físicos de partículas de todo o mundo, divulgar os seus conhecimentos científicos de forma mais rápida e simples, que nascia o que hoje conhecemos por Internet. A ideia de como por em pratica a sua prposta era simples. Juntando as tecnologias de computadores pessoais, computadores em rede e hipertexto podia-se criar uma ferramenta potente para usar de uma forma simples um sistema de informação global. A proposta de Tim ganhou uma forma mais formal quando em 1989, com a ajuda do seu colega Robert Cailliau, apresentam formalmente a proposta para a www.
Tim Bertens, durante a conferência que decorreu ontem na Suiça, no auditório do CERN, durante as comemoração do aniversário da www, referiu que a Internet, tal como se conhece hoje em dia, representa apenas a ponto do iceberg. Para o criador da internet o futuro reserva-nos novas tecnologias muito mais poderosas que nos permitirão fazer coisas imagináveis.
Teremos que estar atentos e participar na próxima revolução tecnológica do século XXVI. Cabe-nos a cada um de nós decidir se queremos ser ou não actores de uma nova história.
Site de interesse sobre o tema :
http://public.web.cern.ch/public/
http://info.cern.ch/www20/
Sem comentários:
Enviar um comentário