quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Idei@s_20_"Acreditamos no Futuro"



“Nunca devemos mudar de cavalo no meio do rio”
Abraham Linconln

O momento era de mudança, por isso nos confrontámos com um círculo de três eleições que agora terminaram.

Em cada momento de cada acto eleitoral, o eleitorado soube expressar-se com elevado sentido de dever cívico, legitimando partidos políticos e respectivos candidatos, para o exercício de funções em novos mandatos, ora no Parlamento Europeu, ora na Assembleia da República/Governo e, finalmente no poder local, isto é, nas Autarquias.

Dum modo geral, os resultados alcançados e por todos já conhecidos, mostraram que o eleitorado ao longo destes últimos meses e em dois dos três actos eleitorais, deu uma vitória expressiva ao Partido Socialista, traduzida num voto de confiança que só veio desmistificar a onda que nos últimos meses procurou galgar, de forma negativista, o patamar do espírito dos portugueses.

O desnorte foi evidente, mas o eleitorado soube sempre fazer jus à sua sabedoria, mostrando que continua a acreditar no futuro do seu país e no rumo traçado pelo anterior executivo, dando ao PS uma maioria que lhe permite responder com optimismo à indigitação do seu líder para o cargo de primeiro-ministro.

O eleitorado mostrou, ainda, acreditar no Partido Socialista, permitindo-lhe um aumento substancial de Câmaras Municipais em relação ao ano de 2005, reforçando-se assim o mapa da sua influência, de forma a projectar uma implementação e maior solidificação nas políticas locais a adoptar.

Deste modo podemos dizer que o Partido Socialista se apresenta como partido vencedor das últimas eleições, uma vez que mostrou um crescimento progressivo e sustentável durante os três actos eleitorais.

Foi o partido mais votado a nível nacional, colocando-se também nestas últimas eleições como o mais forte, uma vez que não só encurtou de forma positiva, a distância que o separava do PSD em 2005 quanto ao número de Câmaras Municipais de sua influência, como continuou a ser o partido mais votado, permitindo consolidar ainda mais a mensagem socialista, passando de 110 para 131, o número de Câmaras socialistas, em comparação com o (PSD + diferentes coligações), que derrapou quanto ao número de Câmaras conquistadas em 2009, isto é, de 157 para 139.

No Alentejo, e pela primeira vez, o Partido Socialista teve uma estrondosa vitória, conquistando à CDU a histórica liderança da Câmara de Beja que detinha á mais de 30 anos, vestindo o concelho de rosa. Vendo renovado o seu mandato na Câmara de Évora, tornou-se a força política mais representativa da região, uma vez que pintou de rosa, duas das três capitais de distrito. Mereceu ainda um voto de confiança do eleitorado nas Câmaras de Viana do Alentejo e Aljustrel, entre outras, aumento o seu espaço de influência.

Estas vitórias mostram uma clara consolidação da esquerda moderada e uma aposta nas políticas nacionais e locais lideradas pelo actual executivo. Uma aposta na segurança, no crescimento da economia, na solidificação das prioridades definidas e numa melhoria do bem-estar social. Mas estas vitórias não podem de modo algum dar lugar ao amorfismo. Estas vitórias representam uma responsabilidade absoluta para o Governo e autarquias, uma responsabilidade absoluta para com os seus eleitores e todos os cidadãos.

Mas representam, essencialmente, uma responsabilidade absoluta de todos nós, que devemos agora mais do que nunca, participar activamente na vida democrática e contribuir para que o País e os nossos concelhos continuem a avançar no sentido do progresso e da excelência.

Acreditámos em Portugal. Acreditemos em nós. Participemos activamente na construção deste nosso futuro.

Sem comentários: