quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Idei@s_23_"Energia, um compromisso com o futuro de Portugal e dos portugueses"

“Ele não sabia que era impossível. Foi lá e fez”
Jean Cocteau


No decurso dos últimos 4 anos e com a implementação do Plano Tecnológico e a Estratégia de Lisboa, Portugal conseguiu mudar tendências e posicionar-se no pelotão da frente em várias áreas, apresentando-se como líder na sofisticação e disponibilização de serviços públicos online, inovação e governo electrónico, entre outros. Os efeitos do Plano Tecnológico são hoje visíveis por toda a sociedade portuguesa, fazendo já parte da vida de todos os cidadãos, e o impacto das medidas para o crescimento e emprego da Estratégia de Lisboa mostram gradualmente os seu resultados.

Mas Portugal tem de estar preparado para os novos desafios emergentes e assumir uma posição clara no caminho a seguir. As questões ambientais e energéticas apresentam-se actualmente como as grandes preocupações das nações e das instituições europeias.  Neste campo, temos vindo a preparar terreno, apresentando-nos já como um país líder na sustentabilidade energética, e assumindo para os próximos anos um forte compromisso com as energias renováveis reforçando metas já definidas e apresentando novas ambições em áreas prioritárias como as Hídricas, Biomassas e Fotovoltaicas.

Paisagens de colinas com gigantescas torres brancas, grandes barragens, campos outrora abandonados e hoje repletos de painéis solares, são hoje uma fotografia ao alcance de qualquer um que se desloque pelos pais. Esta imagem mostra que Portugal está a apostar fortemente na sua sustentabilidade.

Temos hoje um dos maiores parques fotovoltaicos do mundo e o maior parque eólico em operação na Europa, sendo um dos países  com maior aproveitamento da radiação solar anual em todo o espaço europeu e com um crescimento gradual da potência instalada. A aposta em 10 novas barragens  irá igualmente permitir um maior aproveitamento do nosso potencial hídrico, outrora ignorado.

A eficiência energética, traduzida numa melhoria do desempenho eléctrico dos edifícios e numa maior mobilidade eléctrica, onde Portugal é já pioneiro e tendo a primeira experiência mundial de dimensão nacional na mobilidade eléctrica automóvel, mostram que esta área foi igualmente assumida como um elemento chave.

Caminhamos, assim, em direcção a uma economia mais inovadora e mais sustentável: uma economia adaptada aos novos desafios e adversidades, enfim, mais preparada para o futuro.

Há quem diga que neste rumo de progresso, Portugal é demasiado ambicioso e por vezes utópico.  Eu digo que é visionário. Só com a atitude que tem vindo a demonstrar nos últimos tempos, conseguirá assegurar um futuro mais sustentável e realista para todos os portugueses, em síntese, para a sua dimensão nacional.

Sem comentários: