terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Idei@s_14..."2009-A Força da Vontade!"


A maior parte das pessoas vive - quer física e intelectualmente, quer moralmente - num circulo muito restrito do seu ser potencial. Todos temos reservatórios de vida aos quais recorrer que nem sequer imaginamos

William James

 


Tentei escrever a minha última crónica deste ano sobre o Natal, contanto talvez uma história ou apelando ao espírito natalício, mas decidi escrever sobre algo que fique para o ano de 2009, passando uma mensagem que possa ser útil a qualquer leitor desta crónica.

O antigo filósofo indiano Patandjali, dizia que quando nos sentimos inspirados por um objectivo grandioso, ou, por um projecto extraordinário, todos os nossos pensamentos quebram as suas grilhetas: a nossa mente transcende as suas limitações; a consciência expande-se em todas as direcções e, neste prelúdio de uma rara visão das nossas capacidades, deparamo-nos com um magnífico e maravilhoso mundo novo até então inalcançável. As forças, as faculdades, e os talentos adormecidos, acabam por despertar para uma nova vida, proporcionando a descoberta em nós próprios, de que afinal, somos muito melhor pessoa do que jamais pensaríamos ser possível.

Estamos prestes a iniciar o ano de 2009. Um ano que deixa transparecer dificuldades acrescidas face à nova visão macro e micro económica do Mundo perante a recessão em que está mergulhado, mas que podem e devem, contudo, ser vistas como oportunidades. Um ano onde podemos provar que a força de vontade não tem limites e que vale mais que um rol de intenções. Um ano em que podemos quebrar as grilhetas do inconformismo e acreditarmos mais em nós, em síntese, nas capacidades extraordinárias que possuímos mas que estão esquecidas no sótão da nossa afirmação como pessoas válidas.

Devemos assim desenvolver uma maneira de estar positiva, serena e inspirada, e romper com a rotina, de modo a sermos mais imaginativos, criativos e inovadores.

Segundo a filosofia indiana, uma mente ocupada com pensamentos negativos traduz-se num corpo físico inoperativo, pouco produtivo e estimulado. Não sendo este o padrão comportamental que deseje para este pais, gostaria que em 2009 arrumássemos as ideias e controlássemos os pensamentos que pairam no jardim da nossa mente, permitindo apenas que subsistissem os dotados de carga positiva, por forma a emergir um contributo mais aberto, mais expressivo, mais dinâmico e inovador, em prol dos mais altos desígnios de um Portugal que queremos vanguardista.

O ano de 2009, deverá, pois, ser um ano de afirmação da mudança sustentada da nossa maneira de viver a vida, no modo como definimos os nossos objectivos e, na forma como no nosso dia-a-dia, acreditamos no futuro. Temos, pois, de ter consciência de que soluções rápidas não produzem bons resultados, e que toda a mudança requer tempo e esforço. A persistência é a força da actual mudança que vivemos.

Acreditar nestes princípios significa acreditarmos em nós próprios, acreditarmos no futuro, e acima de tudo, acreditarmos que apesar de 2009 poder ser um ano durante o qual enfrentaremos sérias dificuldades, poderá, também, ser um ano em que nos tornaremos, por força de uma conjuntura mundial desfavorável a qualquer economia, pessoas mais completas, conscientes, e onde os sonhos e pensamentos se afirmarão, afinal, como realidades atingíveis. Em síntese, um ano onde a força da vontade de cada um será, também, a força da vitória de todos nós.

Feliz 2009 a todos!

Sem comentários: