Este blogue é um espaço de partiha de ideias, escritas dentro e fora das linhas dos momentos. Deixe o seu comentário, escreva umas linhas, partilhe a sua opinião ou simplesmente aproveite a leitura.
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
Em Foco: "Prémio Semana Europeia da Mobilidade 2008: Almada em 2.º lugar"
35mm: "81ª edição dos Óscares: Os Vencedores nas 24 Categorias"
Actriz secundária: PENELOPE CRUZ, VICKY CRISTINA BARCELONA
Argumento original: DUSTIN LANCE BLACK, MILK
Argumento adaptado: SIMON BEAUFOY, QUEM QUER SER BILIONÁRIO?
Longa-metragem de animação: WALL-E
Curta-metragem de animação: LA MAISON EN PETITS CUBES
Cenografia: O ESTRANHO CASO DE BENJAMIN BUTTON
Figurinos: A DUQUESA
Maquilhagem: O ESTRANHO CASO DE BENJAMIN BUTTON
Fotografia: ANTHONY DOD MANTLE, QUEM QUER SER BILIONÁRIO?
Curta-metragem: THE PIG
Actor secundário: HEATH LEDGER, O CAVALEIRO DAS TREVAS
Documentário de longa-metragem: HOMEM NO ARAME
Documentário de curta-metragem: SMILE PINKY
Efeitos Visuais: O ESTRANHO CASO DE BENJAMIN BUTTON
Efeitos Sonoros: O CAVALEIRO DAS TREVAS
Som: QUEM QUER SER BILIONÁRIO?
Montagem: QUEM QUER SER BILIONÁRIO?
Banda Sonora Original: QUEM QUER SER BILIONÁRIO?
Canção Original: QUEM QUER SER BILIONÁRIO?
Filme Estrangeiro: DEPARTURE (Japão)
Melhor Realizador: DANNY BOYLE, QUEM QUER SER BILIONÁRIO?
Melhor Actriz: KATE WINSLET, O LEITOR
Melhor Actor: SEAN PENN, MILK)
Melhor Filme: QUEM QUER SER MILIONÁRIO?
domingo, 22 de fevereiro de 2009
Em Foco: "Dirigentes europeus reunem em Berlim para preparar Cimeira dos G20"

sábado, 21 de fevereiro de 2009
35mm: "A Troca"
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
35mm: "Colisão..."
Entre sair à noite e aproveitar a sexta-feira para ver um daqueles filmes que temos guardados e que sempre quisemos ver, optei pela última opção. Deixo-vos o trailer e algumas palavras BREVES deste excelente filme que recomendo que vejam, que respirem e que absorvam....
Em Foco: "Exportação tecnológica portuguesa em crescimento"

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Em Foco: "Portugal com taxa de penetração de banda larga de 37,8%"

Foi divulgado hoje pela ANACOM os dados relativos à penetração de banda larga em Portugal, fixa e móvel, que, no 4º trimestre de 2008, atinge o valor de 37,8%. Estes resultados confirmam a tendência crescente de adesão dos portugueses a serviços de acesso à internet através de tecnologia móvel.
Se analisarmos os dados disponbíveis no site da ANACOM podemos constatar que em apenas um ano este tipo de acessos cresceu mais de 63%. É importante referir que este progresso deve-se às políticas de disseminação do uso de computadores e do acesso à banda larga deste Governo, desenvolvidas no âmbito do Plano Tecnológico.
Num recente relatório divulgado pela IDC, Portugal é o País da Europa Ocidental onde se verificou maior crescimento da venda de computadores pessoais no ano de 2008.
Embora muitos países não disponham ou não divulguem valores relativos a banda larga móvel, este valor posiciona Portugal como um dos Países da OCDE com maior índice de conexão à Banda Larga.
No que respeita à percentagem de agregados domesticos com acesso à internet, a percentagem para Portugal referida no Inquérito à Utilização das TIC pelas familias , é de 46%, sendo 86% dos quais acedem à rede através de Banda Larga
Estes resultados mostram claramente que Portugal continua no rumo da excelência.
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
Em Foco: "Governo e Sun Microsystems apostam numa parceria para o conhecimento"
O Governo Português a Sun Microsystems assinaram ontem, no âmbito do Plano Tecnológico, um acordo de colaboração que irá permitir a 2 milhões de portugueses acederem a formação especializada na web e reforçará a internacionalização da investigação em Portugal.
Sites de interesse:
www.planotecnologico.pt
www.pt.sun.com/sai
domingo, 8 de fevereiro de 2009
Idei@s_15_"As Crises e a Oportunidade!"

No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade
Albert Einstein
Vivemos actualmente um período da história em que várias crises ameaçam a estabilidade da nossa comodidade e sedentarismo, herdadas de várias gerações. Uma comodidade que por isso mesmo, nos levou a nada fazer para mudar o nosso futuro.
A crise não significa apenas que caminhamos rumo ao abismo económico, social, ambiental e alimentar. Ou que a politica e políticos tenham os dias contados, fruto do sentimento de descrédito do cidadão já desgastado e incrédulo.
Estas crises representam a “Oportunidade”. Uma oportunidade de começar de novo, construindo as novas bases dum mercado económico mundial mais social e integrador. A oportunidade de se apostar numa nova politica social e de comprometer governos e cidadãos no futuro de um planeta mais sustentável e com maior esperança de vida, onde recomeçar, significará mais do que uma simples a palavra.
Em 2006, Muhammad Yunus, prémio Príncipe das Astúrias e prémio Nobel da Paz, mais conhecido como o Banqueiro dos Pobres, provou não só ser possível combater a pobreza, mas acreditar na ajuda aos 4 biliões de pessoas que vivem no nosso mundo com menos de 2 dólares diários, bastando, tão somente, que as nações acreditem e apostem numa solidariedade económica mais equitativa e abrangente.
Com tal visão e conduta Muhammad rompeu, assim, com os modelos económicos tradicionais, fundando um novo sistema bancário. Um sistema que concede créditos de montantes mínimos a pobres das áreas rurais nas vilas da Republica de Bangladesh, o que o levou a ficar conhecido como o fundador dos micro-créditos, que se vieram a revelar de extrema importância na ajuda a centenas de mulheres na criação das suas próprias microempresas e, assim, fazerem face à crise sentida no seu país. Muhammad Yunus mostrou, assim, ser possível combater a pobreza, criar um novo sistema mais igualitário, e estender um novo leque de oportunidades rumo a uma autoconfiança antes inexistente.
Em 2008, Barack Husseine Obama, eleito presidente dos EUA, provou que o seu país estava necessitado de uma mudança, isto é, que estava mais aberto a um novo rumo.
Obama representa, assim, o rosto da mudança, a imagem de um novo líder mais próximo do povo, a esperança de uma nova ordem mundial que não olha apenas para o seu presente mas sim para um futuro mais auspicioso. Um futuro mais progressista, unitário, integrador, solidário, ambiental, social e sustentável. Representa, ainda, para além da esperança, o garante de que o seu mandato como Presidente dos EUA, será um instrumento de orientação ao serviço da humanidade e não de lobbies cujos objectivos restritivos são o lucro e os interesses pessoais.
Termino deixando estas duas referências, em particular, pelo que eles representam na nova ordem mundial, na nova maneira de pensar e de cooperar. Ao lado de outros anónimos, é uma imagem da esperança de muitos e para muitos. Em síntese, pelo que representam no aproveitar de uma nova época e na verdadeira mudança pela qual o início do século XXI, deverá, pelos vindouros, ser recordado, como o século da “oportunidade” e do momento da mudança!