quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Em Foco: "Portugal com taxa de penetração de banda larga de 37,8%"

Foi divulgado hoje pela ANACOM os dados relativos à penetração de banda larga em Portugal, fixa e móvel, que, no 4º trimestre de 2008, atinge o valor de 37,8%. Estes resultados confirmam a tendência crescente de adesão dos portugueses a serviços de acesso à internet através de tecnologia móvel.

Se analisarmos os dados disponbíveis no site da ANACOM podemos constatar que em apenas um ano este tipo de acessos cresceu mais de 63%. É importante referir que este progresso deve-se às políticas de disseminação do uso de computadores e do acesso à banda larga deste Governo, desenvolvidas no âmbito do Plano Tecnológico.

Num recente relatório divulgado pela IDC, Portugal é o País da Europa Ocidental onde se verificou maior crescimento da venda de computadores pessoais no ano de 2008.

Embora muitos países não disponham ou não divulguem valores relativos a banda larga móvel, este valor posiciona Portugal como um dos Países da OCDE com maior índice de conexão à Banda Larga.

No que respeita à percentagem de agregados domesticos com acesso à internet, a percentagem para Portugal  referida no Inquérito à Utilização das TIC  pelas familias , é de 46%, sendo 86% dos quais acedem à rede através de Banda Larga

Estes resultados mostram claramente que Portugal continua no rumo da excelência.

 

 

1 comentário:

Ricardo Teixeira disse...

Nelson, sabes onde consigo encontrar a taxa de crescimento de pc's pessoais em portugal?


Abraço