domingo, 22 de fevereiro de 2009

Em Foco: "Dirigentes europeus reunem em Berlim para preparar Cimeira dos G20"

Ângela Merkel, convocou os Chefes de Estado e de Governo  dos países europeus que fazem parte do G20, para uma reunião que está neste momento a decorrer em Berlim. Ângel Merkel pretende com esta reunião definir a posição europeia para a Cimeira do G-20 que se realizará a 2 de Abril deste ano, em Londres. 

Neste reunião estão presentes os chefes de estado francês, britânico, italiano, espanhol e holandês, entre outros. A Alemanha convidou ainda os presidentes do Eurogrupo, da Comissão Europeia, do Conselho Europeu, do BCE e o primeiro-ministro da República Checa (país que preside actualmente à União Europeia) 

Neste encontro que está a decorrer neste momento, analisam-se as consequências da crise nos países europeus mais atingidos e estudam-se formas de os apoiar nomeadamente através do reforço das quotas para o Fundo Monetário Internacional

O reordenamento dos mercados financeiros, um controlo mais rigoroso das agências de notificação e dos fundos especulativos, são alguns dos temas da Cimeira.

Segundo vários observadores esta cimeira, servirá essencialmente para atenuar algumas tensões entre os 27 que têm surgido nas ultimas semanas e não tanto para para debater pormenores da intervenção europeia no âmbito do G20


Para seguir em directo a reunião: 
http://www.rtve.es/mediateca/videos/20080804/canal-horas/3341.shtml 

Sem comentários: