sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Em Foco: "Exportação tecnológica portuguesa em crescimento"

Segundo os dados que foram divulgados hoje pelo Banco de Portugal, e que estão disponíveis na sua página web (http://tiny.cc/vGPDG), o nosso País voltou a registar, pela segunda vez na sua história, um saldo positivo da balança de pagamentos tecnológica.

Estes resultados, a meu ver, fruto de uma política determinante e certiva, sustentada pelo Plano Tecnológico no plano nacional e pela Estratégia de Lisboa no plano europeu, mostram que apesar do difícil contexto internacional que enfrentamos a nível mundial, Portugal continuou a exportar mais do que importou no sector tecnológico, continuando no rumo definido em 2005.

Para quem insiste em definir a bandeira do Governo (Plano Tecnológico) como inútil e a estratégia para o crescimento e emprego da UE (Estratégia de Lisboa) como ineficaz, na esperança de contribuir para um descrédito nacional dos actuais governantes, deixo alguns resultados inegáveis.

Em 2005, o saldo desta balança tecnológica foi negativo em 286 milhões de Euros,

Em 2007 inverteu-se esta tendência, alcançando um saldo positivo que ascendeu a 60 milhões de Euros.

Em 2008, o ano fechou com um saldo positivo de 42 milhões de Euros, tendo verificado assim a consolidação desta tendência.

Não é uma miragem. Portugal está no rumo certo e nenhuma oposição o fará desviar desse caminho.

Sem comentários: